-Grupo de Resgate Ambiental GRA -
TUDO O QUE FIZERDES AO MENOR
Chico
de Aquino
Grupo de Resgate Ambiental – GRA
Projeto
"TUDO O QUE FIZERDES AO MENOR"
O projeto “Tudo o que Fizerdes ao Menor” tem como essência a transformação de vidas por meio da cultura, da conscientização e da educação em valores.
Por meio de apresentações artísticas e narrativas reais, a iniciativa convida crianças e adolescentes da rede pública a refletirem sobre as consequências das escolhas, o impacto das decisões no futuro e a dura realidade do sistema penitenciário — muitas vezes invisível, mas presente em seus caminhos.
Mais do que uma ação cultural, o projeto é uma ponte entre a dor e a esperança. Um espaço onde a arte deixa de ser apenas expressão e se torna cura, direção e recomeço.
Buscando desenvolver competências sociais e emocionais, o projeto desperta em cada jovem o senso de responsabilidade, identidade e pertencimento, reacendendo a chama da dignidade em meio ao frio das ruas, do abandono e da exclusão.
Porque quando se olha nos olhos do menor e se oferece a ele uma chance, é ao próprio Cristo que se estende a mão.
Este projeto é mais do que palco, é abraço.
É mais do que espetáculo, é vida que ressurge.
POR: Thiago Oliveira Vice- Presidente
poema
objeto do momento de teatro,leitura e declamação do espetaculo.
SAI POR AI, FEITO UM PEDAÇO DE ISOPOR SOLTO A BOIAR EM ALTO MAR, SEM RUMO PARA ONDE VEREDA, NO OCEANO DA VIDA QUE AINDA SE INICIAVA, JÁ TÃO SOFRIDA, DESPROVIDA.
A PARTIR DAQUELE DIA, PELAS RUAS, NA MEIA NOITE DA VIDA, ENVEREDEI FORÇOSO, ENTERNECI-ME NOS AMANHECERES E ANOITECERES, NESSAS QUE ERAM O MEU LAR, ONDE O TETO, O TETO? O TETO ERA O CÉU.
ENTEDIADO SEMPRE FUI, DEBAIXO DO SOL, LUA E ESTRELAS. FUI EDUCADO PELA SOBREVIVÊNCIA EM SILÊNCIO, ANDEI NESSA SEMPRE, COMETI CRIMES, AMEI, ODIEI EM LÁGRIMAS SORRI.
FUI ASSIM DURANTE MUITOS ANOS, APARENTEMENTE A MIM, SEM SAÍDA ANTES DE CONHECER A DEUS E A ARTE. COMO TRAVESSEIRO EU TINHA MEIO FIO.
NAS QUINAS DAS CALÇADAS DELEITEI-ME INEVITAVELMENTE AO DESÂNIMO DO VÍCIO, SEMPRE À BEIRA DA SOMBRA DO PERIGO, O ABISMO ESCORREGADIO COMO LODO ERA MEU DOMICÍLIO.
PRAÇAS, SEUS ACENTOS, PONTES, VIADUTOS, TERMINAIS RODOVIÁRIOS, BRS, CÁRCERES, TORTURAS, FOME, FRAQUEZA, SOLIDÃO, PERSEGUIÇÃO, GUETOS, ESQUINAS E RUELAS SEM SAÍDA.
AONDE EU TINHA DE CERTO COMO MANTA AQUECENDO O CORPO NAS MADRUGADAS GELADAS, O ORVALHO FRIO E SEM DÓ, SEMELHANTE ERAM OS OLHARES DOS MUITOS QUE NOS VIAM E DE NADA FAZIAM. EU FUI UM MENOR ABANDONADO.
Francisco de Aquino
TUDO O QUE FIZERDES AO MENOR
depoimentos
-drone footage-
free
footage
free files and downloads
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam dapibus vel turpis in congue. Cras ipsum justo, ullamcorper nec sapien quis, tincidunt euismod turpis. Aenean sit amet maximus urna, imperdiet volutpat ligula. Suspendisse at sapien fermentum nisi fringilla lobortis.
Duis non justo eget quam fermentum auctor cursus ornare risus. Curabitur a quam ultricies, cursus nisl eu, laoreet ex. Etiam a rhoncus mi. Aenean odio erat, tincidunt ut nibh at, maximus dictum elit. Sed ac elit tellus. Sed convallis nisi vel luctus pretium. Morbi ultrices ex vitae bibendum varius. Sed sit amet metus cursus, mollis tortor id, euismod dui. Donec eu massa et libero ornare feugiat.